CARREIRA

Saiba um pouco mais sobre a regra 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto

Seja no esporte, segurança, vida pessoal ou análises socioeconômicas, muitos analistas aplicam o Princípio de Pareto para fazer suas observações. Nessa regra é entendido que, 80% dos efeitos advém de 20% das causas. Confira o nosso conteúdo de hoje para saber um pouco mais sobre a regra 80/20 e como ela pode ser aplicada no marketing.

Origem do Princípio de Pareto

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o princípio não foi uma sugestão do sociólogo, cientista político e economista italiano Vilfredo Pareto, mas sim do consultor de negócio romeno Joseph Moses Juran, que aplicou as observações de Pareto em seus trabalhos autorais relacionados à gestão de qualidade.

Leia também: 9 dicas de como fidelizar seus clientes

Em uma das análises documentadas pelo italiano foi observado o cultivo de ervilhas, na onde ele percebeu que apenas 20% das vagens produziam aproximadamente 80% dos grãos.

Embora a aplicação da regra seja praticamente universal, foram as áreas de administração e marketing que mais contribuíram para a popularização desse conceito com a publicação de artigos, livros e cases em que houve a aplicação da regra a favor da produtividade.

A regra 80/20 no Marketing

Como se trata de uma regra, vale lembrar que não se trata de uma verdade absoluta, já que pode haver exceções e até mesmo variações a seu respeito. Alguns estudiosos apontam que alternâncias como 85/15 e 75/25 acontecem também. Outra avaliação que vale ser citada é que não é recomendável fazer a aplicação dessa regra o tempo todo, já que é o Princípio de Pareto é apenas uma propensão de resultados.

Leia também: Saiba o que é Marketing de Performance

Sendo assim, variáveis como situação do mercado, público-alvo, investimento e outros dados numéricos são fundamentais para se ter como base para qualquer decisão comercial. Confira abaixo alguns dados expressados pela regra 80/20 no marketing:

  • 80% do faturamento é resultante de 20% dos clientes;
  • 80% das vendas são provenientes de 20% dos produtos;
  • 80% das reclamações são feitas por 20% dos clientes;
  • 80% das vendas se devem a 20% do time de vendas;
  • 80% dos resultados se devem a 20% dos investimentos.

A partir dessas informações, é possível projetar matematicamente uma relação entre esforço e recompensa, na qual 20% dos insumos, esforços e causas são responsáveis por 80% das saídas, resultados e consequências.

Desse modo, o Princípio de Pareto acaba sendo muito útil no gerenciamento de recursos, concentrando esforços e tempo de gestores e colaboradores em pontos-chave. Isto é, nos 20% que garantem 80% do seu retorno.

Princípio de Pareto no Marketing Digital

As porcentagens não mudam muita coisa quando aplicamos o Princípio de Pareto no Marketing Digital. Confira!

  • 80% das vendas online estão relacionadas a 20% dos produtos disponíveis;
  • 80% das pesquisas são provenientes de 20% das palavras-chave (padrão também conhecido como distribuição de cauda longa);
  • 80% do tráfego é gerado por 20% dos posts;
  • 80% dos leads são gerados por 20% dos conteúdos publicados;
  • 80% do engajamento é gerado por 20% da audiência.

Isto posto, tenha sempre em mãos os resultados dos seus canais, que podem ser sites, blogs ou redes sociais, para focar mais na produção de conteúdo das plataformas que mais possuem engajamento ou leads.

Leia também: Entenda o que é Lifetime Value (LTV) e por que é importante saber aplicar esse conceito na sua marca

Cuidados para adotar a regra 80/20

Como foi possível perceber ao longo do artigo, a regra 80/20 pode ser utilizada de diferentes maneiras, porém isso de forma alguma significa que deve ser aplicada sempre e tomada como verdade absoluta. Os resultados podem sim fugir à regra. Por isso, analise sempre a sua própria realidade e considere outras variáveis.

O Princípio de Pareto não é uma fórmula mágica, muito menos uma grande lei universal. É, simplesmente, uma tendência observada em diversas ocasiões, que pode ser usada como ferramenta para otimizar a produtividade dos negócios.

Compartilhe esse conteúdo!

últimas

notícias

conheça o nosso

portfólio

cases

de sucesso

o que nossos clientes

dizem sobre nós

A Alliance Comunicação integra o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

Receba conteúdos ricos sobre os principais temas que abordam os 70 anos de evolução do marketing: do foco no produto para o conceito de centralidade humana.

Embarque nessa jornada,

cadastre-se!

  1. A evolução do marketing 1.0 ao 5.0
  2. Tecnologia para a humanidade
  3. O abismo entre gerações – Marketing para baby boomers e as gerações X, Y, Z e Alfa
  4. As influentes subculturas digitais: juventude, mulheres e netizens
  5. O novo caminho do consumidor
  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

Embarque nessa jornada, cadastre-se!

vamos fazer

negócio?

somos uma agência

que cria conexões

entre marcas, histórias,

pessoas e valores!

São Paulo – SP

vamos fazer

negócio?

São Paulo – SP

"Os analfabetos do século 21 não serão aqueles sem condições de ler ou escrever, mas aqueles incapazes de aprender, desaprender e reaprender". (Alvin Tofler)