CARREIRA

Marketing sensorial: entenda sua aplicação no ambiente digital

O marketing sensorial é uma forma de estimular as sensações que podem mexer com as percepções do consumidor, aumentando sua vontade de continuar em um lugar, testar um produto ou consumir mais. Seu objetivo é mostrar, através das estratégias que forem criadas para a marca, o que o produto ou serviço pode oferecer de melhor por meio da experiência.

Leia também: Vídeo Marketing pode ser uma nova maneira de aumentar seu tráfego orgânico, aponta pesquisa

Mais do que uma tendência, o marketing sensorial virou uma necessidade para empresas que se preocupam em proporcionar uma experiência única ao consumidor. Por isso que, atualmente, se fala muito de Customer Experience – nicho de mercado criado para explorar essa relação.

Quando um cliente tem uma boa experiência com a marca, isso pode chegar ao ouvido de outras pessoas e o mesmo pode acontecer caso as ações de marketing sensorial sejam mal executadas.

Ao entender esse consumidor como uma pessoa que tem necessidades físicas, emoções, sonhos, desejos e ideais, a organização pode implementar vários benefícios do marketing sensorial a rotina de trabalho, como o desenvolvimento de uma conexão emocional, proximidade com as pessoas, fidelização do cliente, reforço positivo do branding e criação de vínculo com os consumidores.

Como aplicar o marketing sensorial nos ambientes digitais?

O desafio de aplicar no marketing sensorial no meio digital é muito maior, já que o público não consegue sentir ou tocar no produto. Mas, existem algumas ações que podem ajudar nesse processo:

Leia também: A importância das mídias OHH para as empresas

  • Faça descrições detalhadas sobre o produto, com textos criativos que consigam aguçar a imaginação do cliente;
  • Invista no sentido da visão com imagens bem produzidas e vídeos que tragam o produto em suas melhores condições e ângulos para estimular a compra;
  • O e-commerce precisa ter um carregamento rápido, facilidade de compra e pagamento e o layout precisa ser construído com base na identidade visual da empresa;
  • A pessoa pode não ouvir a voz do atendente, mas ela precisa ser cativada e, nesse caso, recursos de voz podem ser acionados.

Uma empresa não precisa somente existir no meio físico ou digital. É necessário ter uma integração dos dois para que ela esteja na mente do consumidor e seja lembrada, com o objetivo de fidelizar clientes que falem bem dela.

Compartilhe esse conteúdo!

últimas

notícias

conheça o nosso

portfólio

cases

de sucesso

o que nossos clientes

dizem sobre nós

A Alliance Comunicação integra o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

Receba conteúdos ricos sobre os principais temas que abordam os 70 anos de evolução do marketing: do foco no produto para o conceito de centralidade humana.

Embarque nessa jornada,

cadastre-se!

  1. A evolução do marketing 1.0 ao 5.0
  2. Tecnologia para a humanidade
  3. O abismo entre gerações – Marketing para baby boomers e as gerações X, Y, Z e Alfa
  4. As influentes subculturas digitais: juventude, mulheres e netizens
  5. O novo caminho do consumidor
  6. O paradoxo do marketing para consumidores conectados
  7. Mudança de poder para os consumidores conectados
  8. Como criar inclusividade e sustentabilidade para a sociedade
  9. Como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experimental
  10. A mesma estratégia não serve para todos
  11. Arquétipos dos setores e melhores práticas
  12. Customer experience (CX) – As máquinas são legais, mas o ser humano tem emoções
  13. Marketing centrado no ser humano para atração de marca
  14. Marketing omnichannel para compromisso com a marca
  15. Marketing de conteúdo para curiosidade pela marca
  16. Marketing de engajamento para afinidade com a marca
  17. Marketing direcionado por dados – Como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo
  18. Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas
  19. Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção-e-resposta
  20. Marketing aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia
  21. Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais ágeis

Embarque nessa jornada, cadastre-se!

vamos fazer

negócio?

somos uma agência

que cria conexões

entre marcas, histórias,

pessoas e valores!

São Paulo – SP

vamos fazer

negócio?

São Paulo – SP

"Os analfabetos do século 21 não serão aqueles sem condições de ler ou escrever, mas aqueles incapazes de aprender, desaprender e reaprender". (Alvin Tofler)